quarta-feira, 1 de junho de 2011

REGULAMENTO ADULTO 1ª DIVISÃO (MÓDULO "III")


FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL

SETOR DE FUTEBOL AMADOR DA CAPITAL-SFAC

NOTA OFICIAL Nº 014/2011 – AT  SFAC


DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL, DA  PRIMEIRA DIVISÃO ADULTO – TEMPORADA 2011.                                                                         
O Gerente do Setor de Futebol Amador da Capital, no uso de suas atribuições legais, nos termos da decisão do Conselho Técnico competente, em reunião realizada no dia 25 de fevereiro de 2011:
RESOLVE:
Publicar com a presente Nota Oficial, as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico, para a disputa do campeonato de futebol não profissional, da Primeira Divisão Adulto, na temporada de 2011 de acordo com a lei nº 8.672/93 de 06/07/93, regulamentada pelo decreto nº 981 de 11/11/93, e nos termos da Nota Oficial nº 053/94 – SFAC de 08/03/94, em observância nos dispostos e de conformidade como estabelecido no parágrafo 2º do artigo 56 dos Estatutos da Federação Mineira de Futebol.

DO INICIO E TÉRMINO DO CAMPEONATO

Art. 1º - O campeonato de futebol  amador adulto da Primeira Divisão , terá seu inicio dia 22 de maio de 2011 e término possivelmente em 24 de julho de 2011.
                                                                                             

DOS CLUBES PARTICIPANTES

Art. 2º - Participarão do campeonato da Primeira Divisão  Adulto, de que trata este Regulamento, na presente temporada, as associações inscritas e que figurem da tabela de jogos da PRIMEIRA FASE, publicada através da Nota Oficial nº 014/2011-SFAC, que passa  a fazer parte deste Regulamento.                                                              

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 3º - O campeonato de futebol da Primeira Divisão adulto, será disputado em 06(seis) FASES distintas, denominadas: PRIMEIRA FASE, SEGUNDA FASE,  TERCEIRA FASE, QUARTA FASE, SEMI FINAL E FINAL.                                                                                                                   
DA PRIMEIRA FASE
Art. 4º - A PRIMEIRA FASE será disputada pelas associações que figurem da tabela de jogos, divididas em chaves específicas por número na ordem cronológica, conforme decisão do Conselho Técnico, em reunião realizada no dia 25 de fevereiro de 2011.
Art. 5º - As associações integrantes de cada chave jogarão entre si, em TURNO ÚNICO com MANDO DE   CAMPO, cada clube jogando 01 (um) jogo em seu campo, 01 (um) jogo em campo de adversário e 01 (um) jogo no CAMPO da equipe com MELHOR CAMPANHA NO CAMPEONATO.
Art. 6º - Ao término da disputa da PRIMEIRA FASE, estarão classificadas para a SEGUNDA FASE as associações que por pontos ganhos, obtiverem  a PRIMEIRA e SEGUNDA    colocações em cada chave.
Art. 7º - Em caso de empate por pontos ganhos, entre 02(duas) ou mais associações dentro de cada chave, para se conhecer a ORDEM CRONOLÓGICA da primeira a última colocada, serão adotados os critérios abaixo estabelecidos, pela ordem até o desempate, levando-se em consideração os jogos da FASE EM DISPUTA:

a) – maior número de vitorias;
b) – maior saldo de gols;
c) – maior número de gols conquistados;
d) – confronto direto;
e)  - melhor campanha em todo campeonato;
f) – menor número de cartões vermelhos
g) – menor número de cartões amarelos.                                                      
 
DA SEGUNDA FASE
8º- A SEGUNDA FASE  será disputada pelas 24(vinte e quatro) associações classificadas da PRIMEIRA FASE, divididas em 06(seis) chaves com 04 (quatro) associações em cada chave, especificadas por número na ordem cronológica.
PARÁGRAFO ÚNICO:  O critério para a composição das chaves, serão os seguintes estabelecidos abaixo:
          CHAVE - 13
          CHAVE - 14
          CHAVE - 15
1º colocado da chave – 01
1º colocado da chave - 02
1º colocado da chave - 03
1º colocado da chave – 07
1º colocado da chave - 08
1º colocado da chave - 09
2º colocado da chave – 02
2º colocado da chave - 03
2º colocado da chave - 04
2º colocado da chave – 08
2º colocado da chave - 09
2º colocado da chave - 10
          CHAVE - 16
          CHAVE - 17
          CHAVE - 18
1º colocado da chave – 04
1º colocado da chave - 05
1º colocado da chave - 06
1º colocado da chave – 10
1º colocado da chave - 11
1º colocado da chave - 12
2º colocado da chave – 05
2º colocado da chave - 06
2º colocado da chave - 07
2º colocado da chave – 11
2º colocado da chave - 12
2º colocado da chave - 01

Art. 9º - A SEGUNDA FASE da PRIMEIRA DIVISÃO amador adulto será disputada pelas Associações integrantes de cada chave que jogarão entre si em TURNO ÚNICO com MANDO DE CAMPO, cada equipe jogando 01 (uma) partida em seu campo, 01 (uma) partida em  campo de adversário e a última no   CAMPO da equipe COM MELHOR CAMPANHA EM TODO O CAMPEONATO.





Art. 10 – Ao término da disputa da SEGUNDA FASE, estarão classificadas para a TERCEIRA FASE as associações que por pontos ganhos obtiverem a PRIMEIRA e SEGUNDA  colocação respectivamente em cada chave.
Art. 11 – Em caso de empate por pontos ganhos, entre 02 (duas) ou mais associações dentro de cada chave, para se conhecer a ORDEM CRONOLÓGICA da classificação geral, serão adotados os critérios estabelecidos no artigo 7º deste REGULAMENTO.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    DA TERCEIRA FASE                                                                          Art. 12 –  A TERCEIRA FASE  será disputada  pelas  12 (doze) associações classificadas da SEGUNDA FASE, divididas em 03 (três) chaves de 04 (quatro) clubes em cada chave.                                                                                                              Art. 13 – A TERCEIRA FASE será disputada em MANDO DE CAMPO, TURNO ÚNICO, cada equipe jogando 01(uma) partida em seu campo, 01(uma) em campo de adversários e a última em campo da equipe com melhor CAMPANHA,EMTODO,CAMPEONATO.                                                                                                                                                                             Art. 14 -  Ao término da TERCEIRA FASE, estarão classificados  para a SEMI FINAL, as associações  que por pontos ganhos obtiverem a PRIMEIRA e SEGUNDA classificações em cada chave.                                                                             Art. 15 – Em caso de empate por pontos ganhos , entre 02 (duas) ou mais associações dentro de cada chave, para se conhecer os classificados serão adotados os critérios estabelecidos no artigo 7º do REGULAMENTO.     PARÁGRAFO PRIMEIRO: O critério para a composição das chaves da  TERCEIRA FASE, serão os estabelecidos abaixo:                                                                                                                                                                  
              CHAVE - 19
             CHAVE - 20
             CHAVE - 21
1º colocado da chave – 13
1º colocado da chave - 14
1º colocado da chave - 15
1º colocado da chave – 16
1º colocado da chave - 17
1º colocado da chave - 18
2º colocado da chave – 14
2º colocado da chave - 15
2º colocado da chave - 16
2º colocado da chave -  17
2º colocado da chave - 18
2º colocado da chave - 13

                                                                      DA QUARTA FASE
Art. 16 –  A QUARTA FASE  será disputada  pelas 06 (seis) associações classificadas da TERCEIRA FASE, divididas em 02 (duas) chaves de 03 (três) clubes em cada chave.                                                                                                                   Art. 13 – A QUARTA FASE será disputada em  TURNO ÚNICO, CAMPO NEUTRO escolhidos pelo Gerente do SFAC.                                                                                                                                                                                     Art. 14 -  Ao término da QUARTA FASE, estarão classificados  para a SEMI FINAL, as associações  que por pontos ganhos obtiverem a PRIMEIRA e SEGUNDA classificações em cada chave.                                                                             Art. 15 – Em caso de empate por pontos ganhos , entre 02 (duas) ou mais associações dentro de cada chave, para se conhecer os classificados serão adotados os critérios estabelecidos no artigo 7º do REGULAMENTO.     PARÁGRAFO PRIMEIRO: O critério para a composição das chaves da  QUARTA FASE, serão os estabelecidos abaixo:                                                                                                                                                                    
             CHAVE - 22
             CHAVE - 23
1º colocado da chave - 19
1º colocado da chave - 20
1º colocado da chave - 21
2º colocado da chave - 19
2º colocado da chave - 20
2º colocado da chave - 21
                                                                                                                                                                                                                                                                                       DA FASE SEMI FINAL
Art. 16 – A FASE SEMI FINAL, será disputada pelas 04 (quatro) associações classificadas da SEGUNDA FASE  que formarão 02 (duas) chaves, conforme estabelecidas abaixo:
      CHAVE – 24
         CHAVE – 25
1º colocado da chave - 22
1º colocado da chave - 23
2º colocado da chave - 23
2º colocado da chave - 22
Art. 17 – Os clubes disputantes da SEMI FINAL jogarão 01 (uma) partida em CAMPO NEUTRO indicado pelo SFAC, sendo que a equipe vencedora será finalista e decidirá o TÍTULO DE CAMPEÃO; caso haja empate ao término da partida, estará classificada a equipe com MELHOR CAMPANHA EM TODO O CAMPEONATO.                                                                                              DA FASE FINAL – DECISÃO DO TÍTULO
Art. 18 – A DECISÃO DO TÍTULO, será disputada pelas 02 (duas) associações classificadas da FASE SEMI FINAL que jogarão 01 (uma) partida em CAMPO NEUTRO, sendo CAMPEÃ da temporada  a associação que for a vencedora.
PARÁGRAFO ÚNICO: Após a disputa da partida , se houver empate, será considerada CAMPEÃ a equipe com MELHOR CAMPANHA EM TODO O CAMPEONATO.
DA CONTAGEM DE PONTOS
Art. 19 – O campeonato será regido pelo sistema de PONTOS GANHOS, observando o seguinte critério:                                                                   a) – Por vitória – 03 (três ) pontos ganhos;                                                                                                                                      b) – Por empate – 01 (um) ponto ganho.                                                                                                                                                                  DOS JOGOS
Art. 20 – Os jogos serão realizados nas datas e horários estabelecidos e constantes da TABELA DE JOGOS, com tolerância de 20 (vinte) minutos.
Art. 21 – O Gerente do setor de futebol amador da capital, por motivo de força maior, para atender o interesse da Entidade ou dos clubes participantes, assim como, em cumprimento a determinação superiores, ou do Governo, seja Federal ou Estadual, poderá alterar o horário previsto na tabela, bem como data, desde que o faça até 72 (setenta e duas) horas antes, através de NOTA OFICIAL, e comunicando as associações diretamente interessadas por telegrama ou por escrito.




Art. 22 – Dentro do alambrado, no campo de jogo, nas linhas limitadoras, somente poderão permanecer o TÉCNICO, MASSAGISTA, PREPARADOR FÍSICO e MÉDICO (se houver) de cada associação disputante, devidamente identificado e constante da RELAÇÃO NOMINAL fornecida pelos clubes. Existindo BANCO DE RESERVAS, os atletas da REGRA III, poderão permanecer no local destinado.                                                       
DO UNIFORME DAS ASSOCIAÇÕES
Art. 23 – As associações disputantes do campeonato de que trata este REGULAMENTO, somente poderão usar nas partidas oficiais os uniformes previstos em seus ESTATUTOS, ressalvando o disposto quanto ao uso de publicidade.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: As associações inscritas e disputantes do campeonato, deverão indicar o PRIMEIRO e SEGUNDO uniformes de suas equipes até a SEGUNDA FEIRA que anteceder a PRIMEIRA PARTIDA da associação no campeonato de que trata este REGULAMENTO, através de desenhos ou fotos coloridos protocolados no SFAC.
PARÁGRAFO SEGUNDO: Para as partidas programadas para CAMPO NEUTRO, em cumprimento ao disposto neste REGULAMENTO, as associações disputantes na partida deverão levar a campo 02 (dois) uniformes diferentes, e haverá sorteio para saber quem deverá trocar de uniforme.                                                                                                                                                                                              PARÁGRAFO TERCEIRO: Para as partidas programadas para MANDO DE CAMPO, o clube visitante deverá levar 02(dois) uniformes, caso haja coincidência de uniformes o visitante deverá trocar.
DAS BOLAS PARA A PARTIDA
Art. 24 – Nas partidas programadas para CAMPO NEUTRO, as equipes disputantes deverão apresentar  antes do inicio da partida , 02(duas) bolas em condições  de jogo, observado o aqui previsto sob pena de aplicação das cominações estabelecidas neste REGULAMENTO, que é a perda de pontos.                                                                           PARÁGRAFO ÚNICO: Para as partidas programadas para mando de campo, a equipe mandante deverá colocar em jogo quantas bolas se fizer necessário, bolas em condição de jogo, sob pena de perder os pontos se faltar bola para continuação da partida.
DA CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS
Art. 25 – Somente poderão participar do campeonato da Divisão Especial Módulo I adulto, os atletas que estiverem  regularmente inscritos e registrados no SFAC e que atendam os requisitos da RDI nº 01/93 – CBF e demais normas pertinentes a matéria.
Art. 26 – Apenas os atletas  inscritos e registrados que submeterem a EXAME MÉDICO e forem considerados APTO, poderão disputar o campeonato.
PARÁGRAFO ÚNICO: Serão aceitos os EXAMES MÉDICOS PARTICULARES, em formulário próprio que deverá ser entregue no SFAC, antes da realização da partida sob pena da aplicação do artigo 214 do CBJD
Art. 27 – Cada associação poderá  efetuar durante a competição em qualquer tempo de jogo, o máximo de 05 (cinco) substituições de atletas, sendo vedada a volta do atleta já substituído ao jogo.
Art. 28 – Cada associação disputante do campeonato de que trata este REGULAMENTO, poderá efetuar durante a competição em qualquer tempo de jogo, uma sexta substituição, sempre e quando o substituído for o goleiro titular, que somente poderá ser substituído pelo goleiro reserva constante da REGRA III, anteriormente inserido na relação nominal de atletas fornecida ao Árbitro antes do inicio da partida, e somente em caso de contusão.
PARÁGRAFO PRIMEIRO:  No caso de expulsão do goleiro titular, depois de efetuada as 05(cinco) substituições conforme artigo 28 deste REGULAMENTO, o goleiro reserva constante da RELAÇÃO NOMINAL e REGRA III, poderá substituir a outro jogador da equipe e jogar como goleiro.
PARÁGRAFO SEGUNDO:  A equipe que efetuar substituições a mais do que o permitido perderá os pontos da partida automaticamente.
Art. 29 – Cada associação disputante do campeonato , poderá incluir durante a partida, em qualquer tempo de jogo, até o máximo de 08 (oito) atletas da categoria básica de futebol JÚNIOR  ou JUVENIL legalmente inscritos e registrados no SFAC.
Art. 30 – Em hipótese alguma na categoria de que trata este REGULAMENTO, as associações disputantes poderão incluir em sua equipe atletas da categoria básica  de futebol INFANTIL.
Art. 31 – A TERCEIRA FASE  do campeonato de que trata este REGULAMENTO, será considerado o ÚLTIMO TURNO e os atletas inscritos após seu INICIO, NÃO TERÃO CONDIÇÕES DE JOGO.
DOS ATLETAS PARTICIPANTES
Art. 32 – Ao assinar a súmula, o atleta apresentará ao Árbitro da partida o cartão de identidade fornecido pelo SFAC, e na falta deste, um documento oficial de identidade, ficando inabilitado para a partida os atletas que deixarem de cumprir esta exigência.
Art. 33 – Antes da assinatura da súmula, cada associação disputante fica obrigada a entregar ao Árbitro da partida, 01 (uma) relação datilografada ou em letra de forma, contendo o nome legível e completo dos atletas e as suas respectivas numerações de camisas, inclusive os que ficarão na REGRA III. Deverão constar ainda desta relação os nomes completos e as funções dos demais elementos necessários TÉCNICO, MASSAGISTA PREPARADOR FÍSICO e MÉDICO, se houver.
PARÁGRAFO PRIMEIRO:  A não apresentação da RELAÇÃO DOS ATLETAS previsto no artigo 33 deste REGULAMENTO, antes do inicio da partida ao Árbitro, implicará na não realização da partida e consequentemente a perda dos pontos da equipe infratora.
PARÁGRAFO SEGUNDO: Se algum atleta não estiver relacionado, não poderá atuar no jogo, sob pena de sua equipe perder os pontos, caso atue sem estar relacionado.
 
 
 
 
DO NÚMERO DE ATLETAS
Art. 34 – Nenhuma partida do campeonato poderá iniciar com menos de 07 (sete) atletas, em qualquer das associações disputantes.
PARÁGRAFO ÚNICO: Ocorrendo o fato no transcorrer da partida, será encerrada pelo Árbitro, observado o prazo de 20 (vinte) minutos, em que a hipótese prevista no artigo 30 deste REGULAMENTO, em uma ou nas duas associações disputantes, acarretará a aplicação das sansões previstas no artigo 205 do CBJD.
Art. 35 – Se a associação for ELIMINADA, ABANDONAR ou DESISTIR da disputa do campeonato de que trata este REGULAMENTO, implicará fatalmente na eliminação da associação infratora de todas as disputas promovidas pelo SFAC, na temporada atual, bem como o seu REBAIXAMENTO PARA A DIVISÃO INFERIOR independente das demais sansões  e cominações legais aplicáveis pela JUSTIÇA DESPORTIVA.
DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES ADMINISTRATIVAS
Art. 36 – Ressalvada as sansões de natureza regulamentar aqui expressamente prevista, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA e demais legislação desportiva em vigor pela JUSTIÇA DESPORTIVA.
Art. 37 – A agressão física consumada, ao Árbitro ou a seus assistentes, que forem praticadas por atletas dirigentes , membros da comissão técnica ou empregados imputáveis a associação, sendo mandante ou visitante, importará  no remanejamento da tabela de jogos, para efeito de perda de mando de campo da associação infratora, independente das demais sansões e cominações impostas pela JUSTIÇA DESPORTIVA, sendo que a equipe infratora , atleta e membros das comissões técnicas poderão ser eliminadas conforme o agravante do fato.
 
DO ADIAMENTO, INTERRUPÇÃO E SUSPENSÃO DA PARTIDA
Art. 38 – O Árbitro é a única autoridade competente para decidir, no campo de jogo, em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, o adiamento, a interrupção ou a suspensão de uma partida, observado o disposto na legislação desportiva em vigor.
Art. 39 – Se a suspensão prevista no artigo 38 deste REGULAMENTO, ocorrer nos últimos 15 (quinze) minutos, esta será mantida, prevalecendo o resultado do jogo existente no momento da suspensão da partida, se nenhuma das duas equipes não houver dado causa a suspensão da partida, conforme determinação do artigo 205 do CBJD.
Art. 40 – Só poderão participar da nova partida, os atletas que tinham condição de jogo na data da partida suspensa, adiada ou anulada e que não estejam cumprindo pena de suspensão, automática ou não, na data da nova partida..
Art. 41 – As 04 (quatro) associações classificadas da PRIMEIRA DIVISÃO NA TEMPORADA DE 2010, estarão automaticamente inscritas e terão ACESSO ao MÓDULO II DA DIVISÃO ESPECIAL NA TEMPORADA DE 2011.

DA TAXA DE ARBITRAGEM E OUTRAS OBRIGAÇÕES

Art. 41 – Para as partidas constantes da tabela de jogos do campeonato, o TRIO DE ARBITRAGEM será escalado pela COMISSÃO DE ARBITRAGEM da FMF e receberá as taxas de acordo com os valores vigentes e estabelecidos pela ENTIDADE, à época da competição, cabendo a cada associação disputante o pagamento equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor total da taxa de arbitragem.
Art. 42 – Cada associação disputante do campeonato de que trata este REGULAMENTO, deverá depositar a taxa devida na TESOURARIA DO SAMG, até as 17:00 horas da SEXTA-FEIRA que anteceder a realização da partida, SOB PENA DA NÃO DESIGNAÇÃO DOS ÁRBITROS, ficando a associação infratora INADIMPLENTE e punida com a PERDA DE PONTOS aplicáveis administrativamente, sendo expedida NOTA OFICIAL.
Art. 43 – Quando a Entidade determinar a marcação de nova partida para outro campo que não aquele constante da TABELA DE JOGOS, que por motivo de remanejamento (artigo 38 deste regulamento) ou em cumprimento de decisão da JUSTIÇA DESPORTIVA, deverá a associação punida depositar total da taxa devida, nos termos  constantes  deste REGULAMENTO, ou seja, a associação punida terá de arcar com as despesas de aluguel de campo e com o total da taxa de árbitros.                                                                                Art. 44 –  Todas as equipes participantes do CAMPEONATO DA PRIMEIRA DIVISÃO, estarão obrigadas a participar de um campeonato da categoria de base, júnior ou juvenil ou infantil, na mesma temporada sob pena de não poder subir para a DIVISÃO ESPECIAL MÓDULO II, na temporada seguinte, se não o fizer.
                                               DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 45 – Qualquer associação disputante do campeonato, que venha a recorrer para a JUSTIÇA COMUM, por motivo ou em razão do presente REGULAMENTO ou ainda quando a competição, antes de esgotadas as instâncias da JUSTIÇA DESPORTIVA, será sumariamente desligada do campeonato.
Art. 46 – Compete aos CONSELHOS TÉCNICOS das associações disputantes do campeonato, nos termos estabelecidos no parágrafo 2º do artigo 56 dos ESTATUTOS DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL, interpretar as disposições deste REGULAMENTO, bem como resolver as dúvidas e omissões que surgirem na sua execução, respeitado o parágrafo 6º do mesmo artigo acima referenciado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
                                                                       Anote-se, afixe-se, registre-se e cumpra-se.
Belo Horizonte, 11 de maio de 2011.



                                              MARCO ARTUR DE MENDONÇA
                                  Gerente do Setor de Futebol Amador da Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário